RSG Tecnologia
como criar seu site

Como criar seu Site Pensando Na Experiência dos Usuários

Para aprender como criar o seu site, é necessário pensar na experiência do usuário.

Embora seja fácil de se concentrar em garantir que o processo de acesso seja perfeito, ou que o processo de integração do usuário seja impecável, o site ou aplicativo deve ser considerado refinado como um todo.

Até mesmo uma experiência fantástica inicial pode rapidamente ser ofuscada se as interações posteriores não forem bem desenhadas.

O surgimento de desenvolvimento web ágil é um grande exemplo de experiências e de conectividade.

Estávamos acostumados a projetar grandes sites para usuários de desktop, mas quando os Smartphone e tablets começaram a surgir, a experiência foi direcionada para esses usuários, por causa do dispositivo que eles estão usando mais.

Os designers perceberam que a experiência em seus projetos deveria funcionar independentemente do dispositivo que eles estivessem usando.

Assim, o design do site responsivo nasceu, a partir da necessidade e desejo de manter a experiência consistente ao longo de todo o site, e não apenas em uma versão móvel ou versão desktop.

Por que ao criar seu site, a experiência do usuário é importante?

A experiência do usuário, também chamada de User Experience ou apenas UX,.

Ela envolve os sentimentos que o usuário ou cliente experimenta ao entrar em contato com seus produtos, serviços, atendimento, site etc.

Quando se fala em experiência do usuário no site, falamos de toda a jornada dele em suas páginas. E por que ela é tão importante?

Uma experiência ruim vai espantar os usuários e fazer com que eles abandonem o seu site e, consequentemente, se distanciem da sua empresa. Uma boa UX, pelo contrário, vai reter mais pessoas e fazer com que elas permaneçam por mais tempo no site, melhorando o relacionamento com a sua marca.

Assim, haverá mais chances de que elas se tornem clientes. Uma boa experiência também vai fidelizar mais pessoas, que vão sentir vontade de voltar.

Por fim, ela vai diferenciar a sua página, as suas informações e os seus produtos ou serviços, fazendo com que eles sejam mais apreciados do que os da concorrência.

Não é sobre a sua empresa e sim sobre o seu consumidor

De certa forma, a experiência busca resolver problemas de forma direcionada ao comportamento, à capacidade, aos desejos e ao contexto humano.

Ela abrange todos os aspectos presentes na interação e no relacionamento entre empresa/produto e cliente/usuário durante os vários pontos de contato entre eles, fazendo com que o consumidor tenha uma percepção geral sobre a experiência que ele teve com uma determinada empresa.

A Experiência do Usuário é integradora

Para que uma empresa tenha pontos de contato incríveis e satisfatórios, é preciso saber o que acontece em cada ponto e trabalhar em melhorias constantes.

Mas que fique claro: trabalhar em apenas um ponto não é o suficiente para obter uma experiência completa porque a experiência é composta por todos os pontos de contato, desde sobre o que as pessoas falam, como descobrem e, principalmente, como interagem.

Os piores erros de UX

  • Carregamento lento: ninguém tem tempo a perder!
  • Navegação confusa: o usuário precisa saber, como navegar e quais são os passos necessários para realizar uma ação.
  • Site não responsivo: páginas que não se adaptam aos diferentes dispositivos, inclusive mobile, são campeãs em irritação de usuários.
  • Pop ups, banners e animações em excesso: nem precisamos explicar, certo?
  • Falta de funções básicas, como informações de contato e botões de integração com redes sociais.
  • Links e imagens que não funcionam.
  • Conteúdo desatualizado.
  • Páginas que não têm utilidade.

Como criar seu site criando uma boa experiência

Para criar uma boa experiência, você precisará organizar as suas ideias e saber exatamente qual o propósito do site. Cada página deve ter uma funcionalidade definida e uma estrutura fácil de navegar.

Os menus do site precisam ser simples, permitindo que o usuário encontre o que procura em poucos cliques.

Depois, você deve pensar no design e na parte mais “prática” do site.

Identidade visual adequada, adaptabilidade a dispositivos móveis, carregamento rápido, tudo isso é fundamental.

Colete todos os dados sobre a navegação dos clientes e utilize essas informações para aprimorar seu site.

 

Se você quer conhecer as soluções mais adequadas ao seu negócio agende uma visita com um dos nossos especialistas no (11) 2682-3886 ou entre em contato pelo site da RSG Tecnologia.

Adicionar comentário

Siga-nos!

Entre em contato conosco pelas redes sociais também, e fique por dentro de tudo.

WhatsApp chat