RSG Tecnologia
marketing digital e marketing tradicional

Marketing Digital e Marketing Tradicional

O Marketing digital e o Marketing tradicional se complementam, embora sejam distintos.

O marketing tradicional em geral é utilizado para buscar e manter novos clientes no mercado, através de um bom planejamento, concretização de tarefas e outros que possam atender as necessidades de sua clientela.

O marketing digital vem sendo abordado como uma evolução do marketing tradicional, pois leva o consumidor diretamente ao produto e a uma série de fatores que devem ser considerados.

Vamos analisar?

  • Oferece interatividade entre o cliente e o produto, mantém uma imagem publicitária bem reproduzida onde a pessoa fica à vontade para criticar ou elogiar o produto;
  • Oferece um sistema onde a opinião é abrangente;
  • Reduz custos e transforma as vendas /serviços em ações rápidas e instantâneas;
  • Facilidade para se obter produtos/serviços e informações sobre o mesmo.

As mídias eletrônicas, a Web marketing e marketing digital são parecidos, mas se diferem em alguns aspectos.

Devemos considerar essa diferença na prática de promover produtos através da internet.

As Diferenças entre o Marketing Digital e Marketing Tradicional:

  • No marketing tradicional o produto está nas prateleiras, limitados por avenidas, e espera pelo cliente, que pode tocar e experimentar o produto em questão.

 

  • Os preços podem diferenciar de acordo com as negociações envolvidas, o cliente pode tentar sempre arrendar um preço menor estando junto ao administrador.

 

  • O local de vendas se limita somente a uma área atingida, sendo bairros ou cidades mas nada muito distantes, limitando o acesso de novos clientes.

 

  • Do mesmo modo as promoções, pois estas também estão ligadas somente a essa área e sua divulgação dependem de catálogos para residências, anúncios, outdoors ou em jornais.

 

  • As estratégias do marketing tradicional envolvem comunicação direta, relacionamento com o cliente num marketing direcionado, possuem publicidade e propaganda ou uma pesquisa de mercado, e branding.

 

  • No marketing digital o produto está distribuído por um catálogo online com informações adicionais esclarecendo grande parte das dúvidas e as vendas estarão voltadas diretamente para o público que se deseja alcançar.

Além disso:

  • O preço está baseado na constante busca e atualização do produto com relação aos outros, existe grande competitividade dos preços on-line mas basta uma procura detalhada para inserir no seu produto algo que seja relevante.

 

  • O local é eletrônico e visando as mídias, após o produto ser adquirido deve ser entregue na casa do cliente, ou se tratando de um produto digital, pode até mesmo ser entregue por e-mail.

 

  • Através dessa relação entre cliente e a mercadoria podemos identificar consumidores e vender mais através de uma logística bem aplicada, porém deve se tomar cuidado com a entrega e os prazos.

 

  • As promoções são organizadas de acordo com os clientes e se espalham com grande agilidade através de e-mails, divulgação em todas as mídias sociais e o consumidor pode obter o máximo de informações possíveis para comprar e se tornar cliente assíduo.

 

  • Já as ações táticas do marketing digital são embasadas no marketing de conteúdo e mídias sociais, email-marketing ou viral, publicidade e pesquisa on-line.

 

  • Atualmente são empregadas tecnologias voltadas ao marketing digital e todas são ferramentas muito conhecidas, como blogs, Twitter, e-mail, SMS, Whatsapp, Facebook, Youtube, Linkedin, SEO/SEM, Widgets virais, Google Adwords, etc.  .

 

  • A Web Marketing está inserida no marketing digital. Esse, por sua vez, está ligado à TV digital, internet, tablets, celulares e outros. A Web Marketing é voltada ao uso do e-mail, marketing, sites e outras mídias.

 

  • O Marketing eletrônico pode e deve ser realizado por qualquer canal empresarial, seja este de grande ou pequeno porte, basta investir em uma boa relação com os clientes atendendo todas as necessidades.

 

  • O Marketing eletrônico oferece algumas vantagens, como menor preço, custo benefício do produto, serviço diferenciado e isso farão com o que o consumidor se interesse pela venda on-line.

 

Portanto, mesmo que sejam diferentes, o marketing digital e o tradicional se completam.

O ideal é conseguir investir nos dois modelos, potencializando o alcance da sua empresa, conseguindo então atingir as metas financeiras pretendidas.

Qual o melhor marketing para as pequenas e médias empresas?

  1. Você cria uma série de campanhas, conteúdo, e-mails marketing que gerem ação.
  2. Não estamos falando do e-mail marketing com a melhor arte do mundo, mas de um e-mail com texto focado em resultado.
  3. Quando você lança um e-mail você tem o claro objetivo de conseguir que o seu cliente finalize uma compra ou até siga sua página no Facebook.
  4. Isso significa que, enquanto uma grande empresa poderia gastar, sei lá, R$ 5 mil num outdoor, você pode gastar esse mesmo valor, ou até menos, no marketing digital e focar em resultados necessários para o desenvolvimento de sua empresa.

Agora que você descobriu que seu investimento é menor no marketing digital, que tal nos descobrir também?

 

Se você quer conhecer as soluções mais adequadas ao seu negócio agende uma visita com um dos nossos especialistas no (11) 2682-3886 ou entre em contato pelo site da RSG Tecnologia.

Adicionar comentário

Siga-nos!

Entre em contato conosco pelas redes sociais também, e fique por dentro de tudo.

WhatsApp chat