Se uma imagem vale mais que mil palavras, uma foto do seu produto vale mais que muitos cupons de desconto. E é por isso que o E-commerce no Instagram se tornou uma poderosa ferramenta de interação e fidelização de clientes.
E-commerce no Instagram – a rede social que mais cresce
O Instagram é uma rede social de compartilhamento de imagens exclusiva para usuários de smartphones. Ele permite que pessoas e marcas divulguem suas fotos e vídeos com diferentes filtros e bordas, com duração ilimitada ou por apenas um dia. E ainda possui as funções curtir, comentar, seguir e enviar uma mensagem privada, permitindo que seus usuários interajam entre si dentro da própria rede.
Sem dúvidas o Instagram é uma das maiores redes sociais existentes. Recentemente, o aplicativo divulgou em sua página de novidades que já ultrapassou os 600 milhões de usuários, sendo 100 milhões apenas nos últimos seis meses.
O Instagram também divulgou que recebe 1.000 comentários e 8.500 curtidas por segundo.
Definitivamente, o Instagram é como uma rua de comércio abarrotada com 600 milhões de consumidores, caminhando entre as lojas. Se o seu e-commerce tivesse a oportunidade de expor os seus produtos nessa rua, você faria uma vitrine fantástica ou fecharia as suas cortinas?
Como utilizar?
Antes de começar, a sua conta deve estar autorizada a usar o recurso de E-commerce no Instagram (compras). Para isso, é necessário atender a alguns requisitos, como uma conta com perfil comercial e vender produtos que não violem as políticas comerciais do Instagram.
Com um perfil comercial ativo você terá a nova aba de compras no seu perfil e poderá marcar os seus produtos nas suas fotos. Você pode marcar até 5 produtos em publicações com uma imagem e até 20 produtos em publicações com várias imagens.
O Instagram criou uma página para orientar os seus usuários na criação desse novo tipo de postagem.
Vitrine online: o E-commerce do Instagram como seu aliado nas vendas
O que torna o Instagram uma excelente alternativa para o e-commerce não é só o fato de possuir uma base ampla de usuários e uma estrutura apoiada na comunicação visual. O comportamento das pessoas na própria rede social contribui para que seja uma ferramenta interessante para os negócios.
80% dos usuários já fizeram alguma compra influenciados por uma foto ou vídeo que viram no Instagram.
E mais: deste total, 84% acabaram fazendo a sua compra em uma loja online. A rede social consegue instigar o consumo e direcionar os compradores para um canal de vendas digital.
Porém, para alcançar esses resultados, é necessário ter paciência e trabalhar para desenvolver o seu perfil do seu E-commerce no Instagram.
É preciso ficar atento a alguns aspectos para que consiga tornar o seu endereço na rede social um motor de vendas.
Mobile
Lembre-se: o Instagram é um aplicativo para smartphones. Portanto, se vai utilizá-lo como um braço do seu e-commerce, otimize o seu site para que funcione adequadamente nas telas dos celulares.
Bio
A bio – campo destinado à descrição da empresa – deve ser usada com bastante originalidade. É preciso vender a sua marca de maneira direta e objetiva, mas de forma atraente.
E não esqueça de inserir um link na bio para a sua loja virtual!
Criatividade
Talvez essa seja a palavra mais importante quando o assunto é Instagram. Ela deve estar presente em sua descrição, nas fotos e nos vídeos postados e nas mensagens enviadas.
Para se destacar, é necessário ser único e ter um material bem pensado.
Planejamento
Cada publicação na rede social deve ter um objetivo, e, para que ele seja alcançado, é importante planejar o conteúdo.
Crie um calendário editorial e saiba trabalhar o material que irá dividir com seus clientes.
Interação
Esse é o principal objetivo das redes sociais. Converse com seus clientes, e não deixe ninguém esperando uma resposta sua.
Invista nas hashtags! Elas são excelentes motores de busca dentro do Instagram. Assim ficará mais fácil de você ser encontrado.
Dicas:
Para obter mais seguidores
- Compartilham as suas publicações do Instagram nas suas outras redes, como Facebook e Twitter;
- Gastam muitas horas comentando e curtindo as fotos dos seus potenciais clientes;
- Utilizam hashtags do seu nicho de mercado para serem encontrados pelos seus públicos de interesse;
- Despendem horas seguindo as contas de potenciais compradores e, no dia seguinte, investem ainda mais tempo parando de seguir os que não interagiram com a marca;
- Criam e seguem uma identidade, com cores e padrões específicos da marca.
Para obter mais curtidas e comentários
- Postam fotos dos seus produtos em situações inusitadas ou que surpreendam a audiência;
- Pedem feedbacks sobre seus produtos e serviços utilizando os recursos visuais como fotos, vídeos, histórias e outros;
- Utilizam suas fanpages no facebook para descobrir os horários de maior interação do seu público e postam no Instagram de acordo com estes horários.
- Inserem um call to action em suas publicações;
- Utilizam hashtags de alto volume para terem suas publicações encontradas por um número maior de usuários;
- E novamente, gastam muitas horas comentando e curtindo as fotos dos seus potenciais compradores.
Para obter mais visitas na loja
- Inserem o link de acesso a loja no seu perfil (único local possível para inserir um link no instagram);
- Gastam muitas horas enviando mensagens privadas para os seus potenciais compradores;
- Inserem o link de acesso a loja em imagens, esperando que os clientes digitem no navegador;
- Investem em anúncios que direcionam os usuários para as suas lojas virtuais.
Como você deve ter percebido, uma boa estratégia de E-commerce no Instagram pode se tornar muito lucrativa, mas exige um esforço manual diário da sua equipe de marketing, que precisa ser levado em consideração na hora de decidir investir ou não na rede social que mais cresce atualmente.
Se você quer conhecer as soluções mais adequadas ao seu negócio agende uma visita com um dos nossos especialistas no (11) 2682-3886 ou entre em contato pelo site da RSG Tecnologia.
Adicionar comentário