RSG Tecnologia
automação de e-mail marketing

Automação De E-mail Marketing: Aumente Suas Vendas com Essa Plataforma

A automação de marketing é uma estratégia macro que normalmente inclui a automação de e-mail marketing.

O seu objetivo é qualificação de leads, mas pode ser usado de outras formas para melhorar marketing e vendas.

Permite criar melhores parâmetros para a detecção de leads qualificados para vendas, melhorar o relacionamento com clientes, etc.

Suas vantagens incluem baixo custo e alta escalabilidade, o que resulta em um grande retorno sobre investimento.

Afinal, as campanhas de e-mail marketing podem ser facilmente criadas, e com o acompanhamento certo, podem trazer ótimos resultados.

Mas qual a diferença entre campanha de e-mail e automação de e-mail marketing?

Campanha de e-mail: é composta pelo disparo único de mensagens para uma base de contatos. São, por exemplo, newsletters, avisos, etc.

Enquanto podem haver variações entre as mensagens, dependendo da persona desejada, não existe um fluxo subsequente a este e-mail.

Automação de e-mail marketing: é um fluxo composto por vários e-mails e que pode focar em uma ou mais personas.

É possível programar envios sequenciais, acompanhar interações e engajar de maneira diferente, dependendo do comportamento do contato.

automação de e-mail marketing

Vantagens de uma plataforma de automação de e-mail marketing?

A automação é necessária para atingir o seu público-alvo no momento certo e no canal certo, mesmo variações.

  • Tratamento individualizado: possibilita a criação de “jornadas de compra” e mensagens específicas para cada tipo de cliente;
  • Nutrição de leads: consegue nutrir com conteúdos relevantes, criando um “caminho de e-mails” que responde às suas demandas e objeções;
  • Fácil gerenciamento de contatos: Todo o processo de listas de contatos pode ser otimizado de acordo com o comportamento e interesses dos usuários;
  • Automação além do e-mail marketing: Fluxos podem ser utilizados para automatizar processos, como ferramentas de gerenciamento.

Construindo uma automação de e-mail marketing

Assim como uma campanha de e-mail, você precisará pensar na mensagem que irá enviar.

Mas a automação de e-mail leva em consideração uma sequência que segue uma lógica e que guiam o lead:

  • Determine sua persona: ao planejar fluxos de automação de e-mail marketing, não é uma boa prática enviar e-mails para toda a base.
  •  Crie listas: Uma vez que você souber com quais contatos você quer falar (e qual o comportamento desse contato), crie listas, que você utilizará para criar automações.
  •  Construa os e-mails da sua automação: uma ferramenta completa vai te oferecer flexibilidade na criação dos seus e-mails, incluindo personalização.
  •  Construa o fluxo de automação: uma vez que tiver os seus e-mails prontos, ou pelo menos planejados, é hora de construir sua automação.

Analisando as métricas

No caso de disparo de e-mails, as métricas observadas geralmente são: e-mails entregues, abertura de e-mails, cliques, bounces e cancelamento de inscrições.

A diferença para a automação de marketing é que oferece todas as métricas que você precisa acompanhar.

São, por exemplo, as interações de seus contatos com seu blog, website e e-mails.

Além das métricas comuns, a automação de marketing oferece também métricas relacionadas a vendas, pois há um controle maior dos contatos que foram direcionados para o fundo do funil.

Informações como a velocidade em que passam pelas etapas do funil, e que estratégias de conversão trazem mais resultados e  retorno de investimento são fáceis de extrair da plataforma.

Se você quer conhecer as soluções mais adequadas ao seu negócio agende uma visita através do nosso site com um dos nossos especialistas no (11) 2682-3886 ou entre em contato através do email contato@rsgtecnologia.com

Adicionar comentário

Siga-nos!

Entre em contato conosco pelas redes sociais também, e fique por dentro de tudo.

WhatsApp chat