RSG Tecnologia
SEO para blog

SEO Para Blog: 8 Simples Otimizações Para o Seu Site

Com a expansão do marketing digital foi necessário a criação de novas áreas de atuação como, por exemplo, o SEO para blog e site.

A sigla SEO significa Search Engine Optimization, traduzindo: Otimização para Mecanismos de Busca ou Sites.

Basicamente consiste em estratégias para potencializar e melhorar o posicionamento de uma página ou site nos mecanismos de buscas.

É o processo de otimização através de palavras-chaves específicas, que tornará o site mais amigável para os buscadores e ajudará a conseguir uma posição melhor nas buscas orgânicas.

1 – SEO para blog: Títulos

Os títulos são fundamentais para determinar o sucesso do seu blog.

É preciso entender que o título precisa ser tão atrativo quanto o conteúdo. Isso irá lhe proporcionar um bom ranqueamento.

Por isso existe uma grande diferença entre fazer um título para blog e um título para ranquear no Google.

O título para blog precisa ser atrativo, precisa chamar a atenção tendo um apelo emocional. Mas é possível otimizar seus resultados de SEO para o blog:

– A palavra-chave precisa estar no título do seu artigo.

– Não ultrapasse 65 caracteres no seu título, senão será cortado pelo Google.

– É essencial que cada página tenha um título exclusivo.

2 – SEO para blog: Tópicos e subtópicos

Os mecanismos de buscas levam em consideração o uso de tópicos e subtópicos por identificarem melhor o assunto do texto.

– Utilize as palavras-chaves nos tópicos e subtópicos, se possível.

3 – SEO para blog: Utilização das palavras-chaves

A principal função da palavra-chave é fazer com que o usuário  e o próprio buscador entendam sobre qual assunto você está falando.

É necessário que você faça uma busca sobre as principais palavras-chaves relacionadas àquele assunto e tente inseri-las no artigo.

Lembrando-se sempre da coesão do texto. Não adianta simplesmente jogar a palavra-chave no meio do conteúdo sem que ela faça sentido.

– Coloque sua palavra-chave nas primeiras 100 palavras do texto.

– Coloque em negrito para chamar a atenção do leitor.

– Faça uma boa pesquisa sobre as palavras-chaves que estão sendo mais buscada no Google. Assim saberá se vale a pena escrever sobre esse assunto ou não.

4 – SEO para blog: Meta Description

A Meta Description ou Meta-Descrição é um pequeno texto usado pelos buscadores para descrever o conteúdo de uma página.

Esse texto é importante para o usuário que está pesquisando sobre o assunto saiba se aquele artigo é exatamente o que ele está procurando.

O uso da palavra-chave na meta-descrição também é importante porque ela ficará em negrito, chamando a atenção.

O limite de caracteres para que o Google não corte o texto são de 155 caracteres.

5 – SEO para blog: Otimização de URLS

URL é um endereço virtual com um caminho que indica onde está o que o usuário procura. Colocar a palavra-chave na URL é uma estratégia simples, mas vai melhorar seu SEO e tornar sua URL mais amigável.

Além de facilitar o trabalho do Google, também facilita para os usuários, que irão reconhecer melhor do que se trata o texto.

  •       Foque em uma palavra-chave na URL
  •        Evite URL longa
  •        Use hífen para separar as palavras
  •        Não use letras maiúsculas nem acento na URL

Se você tem algum artigo muito antigo não é recomendado mudar a URL por que o Google não entenderá que sua página foi modificada e você perderá sua posição no Pagerank.

Mas, caso queira mudar mesmo assim, é possível fazer o redirecionamento 301 das URLs sem prejudicar seus resultados.

6 – SEO para blog: Redirecionamento das URLs

O redirecionamento da URL significa apontar todo o conteúdo contido em uma página com uma determinada URL para outro endereço.

Para fazer esse redirecionamento é recomendável fazer o redirecionamento 301 que consiste em mudar a URL de forma permanente. Assim, os links, acessos, compartilhamentos e autoridade conquistada serão mantidos.

Com o redirecionamento 301, além de manter sua posição na Pagerank, também vai ajudar a evitar o surgimento de novas páginas com erro, já que o Google não conseguirá encontrar o link antigo, que foi removido e não direcionado.

7 – SEO para blog: Links internos

O link interno é importante para aumentar a sua autoridade.

O link interno funciona assim: quando você coloca o link de um artigo antigo numa publicação mais recente, direciona o usuário para esse texto já publicado e mostra para o Google suas páginas mais importantes.

  •      Coloque os links mais no começo do artigo do que no final que, automaticamente, dará mais destaque e aumentarão as chances de cliques. Não esqueça de colocar os links em cores diferentes.
  •    Contextualize o link durante o artigo para ter coesão e atrair visitas.
  •    Você está colocando o link antigo nos artigos mais recentes para direcioná-los. Mas não esqueça de colocar o link do seu novo artigo nos publicados anteriormente.
  •   Na sua home adicione links para os artigos mais importantes.
  •  Utilize estratégias de link building.

8 – SEO para blog: Conteúdo visual

Conteúdos visuais – vídeos, imagens, infográficos – geram bastante interesse no público e, no meio de artigos, funcionam para quebrar o texto e tornar a leitura mais interessante.

Por mais que as imagens sejam necessárias, para que o Google consiga fazer a leitura delas, é preciso adicionar alt tag nelas. Mas o que é alt tag?

A alt tag é o termo mostrado no lugar da imagem se a página não carregar direito.

O Google não consegue ver uma imagem como uma pessoa faz, por isso, indicar no código o nome da imagem (ou o que se trata) ajuda o Google a entender o seu contexto e ranquear seu conteúdo, proporcionando-lhe maior relevância.

Além disso sua imagem poderá ser encontrada se alguém fizer uma pesquisa por imagens escrevendo as palavras-chaves que estão inseridas na alt tag da sua imagem.

Conclusão:

Um ponto em comum entre todos os itens é que priorizam a experiência do usuário.

Corrigir os erros de usabilidade e um layout funcional vão diminuir sua taxa de rejeição, aumentar o tempo de permanência do leitor em seu blog e claro trazer cada vez mais pessoas interessadas no seu trabalho.

E quanto mais pessoas gostarem do seu conteúdo, da apresentação e usabilidade do seu site, mais os buscadores vão entender que seu blog tem qualidade e autoridade, e aumentarão sua relevância.

 

Se você quer conhecer as soluções mais adequadas ao seu negócio agende uma visita com um dos nossos especialistas no (11) 2682-3886 ou entre em contato pelo site da RSG Tecnologia.

Siga-nos!

Entre em contato conosco pelas redes sociais também, e fique por dentro de tudo.

WhatsApp chat